Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

A beleza do Casamento Judaico

Post 91 of 98

O casamento judaico é uma das cerimônias mais emocionantes…

Desde o início da minha caminhada profissional, uma das cerimônias mais especiais que tenho coberto é a do casamento judaico. O povo judeu é fiel à seus princípios religiosos e tem lei e fé como uma só base.

O casamento judeu é lindo não somente pela alegria, mas também por toda simbologia que envolve o casamento. Cada um dos acontecimentos de uma cerimônia judaica tem motivos e objetivos e isso torna a cerimônia bela e impactante!

A cerimônia judaica tem diversas variantes no que tange ao programa da celebração (uns mais tradicionais, outros menos), porém cada um mantém a fidelidade aos costumes da cultura.

O casamento judeu pode acontecer tanto em uma sinagoga como em outro local. No local do casamento é montada a chuppah (fala-se rupá), que é um espaço decorado e coberto com tecido de seda e veludo onde ficarão os noivos, o rabino e os familiares. É um espaço sagrado e reservado aos noivos e familiares.

O noivo entra primeiro, acompanhado pelo pai, padrinho e pai da noiva, enquanto as mães ficam na entrada da sinagoga esperando a noiva. A noiva entra logo apõs com suas acompanhantes.

A noiva é conduzida até a chuppah. Após as boas vindas, a cerimôniua se inicia.

No inicio da cerimônia ocorre o erussin, que é um momento de consagração. Nesta hora os noivos trocam as alianças, de ouro puro e sem nenhum detalhe nelas. A aliança é colocada no dedo indicador da mão direita.

Acontece então a leitura em voz alta do Ketubá, nome que se dá ao documento que especifica as obrigações dos noivos e o dote da noiva e logo após ocorre o nissuim. Neste momento o rabino ergue um copo de vinho, que significa abundância e felicidade. Ele (o Rabino) bebe o vinho e depois ele oferece ao noivo primeiro e depois a noiva. Os noivos bebem do mesmo copo, num gesto de partilha total.

No fim, o copo é esmagado pelo noivo, símbolo da antiga destruição do Templo de Jerusalém, terminando com a bênção do rabino. No momento da quebra do copo os presentes gritam Mazzeltov, que significa “Boa sorte e parabéns!”. Segue-se a festa, com cânticos e música em honra dos noivos e dos convidados.

Os noivos são os primeiros a sair do salão onde acontece a cerimônia e depois os convidados.
Ela usa um vestido branco, ele um terno escuro com o Kitel por cima, espécie de mortalha, na cor branca. Após as bênçãos matrimoniais, do rabino, são servidas as bebidas e comidas em uma festa.

Abaixo algumas fotos do casal Theo e Andréia que fotografei ano passado!

Um abraço,
Fernando

Casamento Judaico - Fernando Paes - Fotógrafo

Casamento Judaico - Fotógrafo de Casamento - Fernando Paes

Fotografia de Casamento - Fernando Paes - Casamento Judaico

Informações das Fotos:

Casal: Andréia e Théo
Cerimônia (Sinagoga): Congregação Israelita Paulista (www.cip.org.br)

Se você gostou desse post leia também:

, , , , , , ,

This article was written by Fernando Paes

1 comment:

mayza melo20 de agosto de 2010 at 1:01Reply

cara coisa de louco esse casamento mas e muito legal adorei e vou querer o meu assim

[Responder]

Menu