Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

Dicas para noivas: Escolhendo a assessora para o seu casamento

Post 16 of 97
como escolher a assessora para o seu casamento

Olá amigas noivas!

Como vai?

Depois de um longo tempo sem dicas resolvi compartilhar algumas reflexões que tenho feito nas últimas semanas com relação a importante função da assessora no dia do casamento.

Por trabalhar com fotografia e ter um contato mais direto com esta profissional eu tenho visto a postura e eu tenho percebido quão despreparadas muitas pessoas que se dizem profissional estão.

Gostaria de deixar várias dicas de como escolher uma profissional para trabalhar neste dia tão especial

1) Peça indicações

Nada melhor do que saber com antecedência se a pessoa realmente vai fazer um bom trabalho no seu evento. Recomendações de outros clientes dão segurança e tranquilidade para que você não descubra certos problemas no dia do casamento..

2) Qualidade e preço baixo geralmente não andam juntos

Muitas vezes eu tenho ouvido frases do tipo: “Ah, mas é algo que não preciso gastar muito”… Eu tenho certeza que qualquer noiva adoraria ter um orçamento ilimitado para contratar o profissional que quisesse, mas sabemos que isso é para uma parcela muito pequena das pessoas. Infelizmente temos limites de investimento para cada tipo de trabalho. No entanto é importante sempre atentar para valores muito abaixo da média. Se a pessoa cobra muito pouco para fazer um trabalho de responsabilidade isso pode revelar que talvez ela esteja iniciando e, assim, tenha pouca ou quase nenhuma experiência. Faça uma pesquisa de preços e verifique se o valor cobrado está dentro da média. Lembre-se sempre da máxima: “O barato sai caro!”

3) Cuidado com a amiga da amiga.

Isso é muito comum. Você fala que está em busca de uma assessora e ouve o comentário: “Ah, minha prima está começando e ela pode fazer por um preço bem baratinho!”. A questão é que a assessoria está lá para você não ter que se preocupar com nada. Se a pessoa está começando, você não quer que ela use seu casamento de cobaia, não é? A não ser que você não tenha condições de contratar ninguém e não iria ter assessoria, e essa pessoa lhe oferece para fazer voluntariamente, tudo bem. Mas trocar um profissional por alguém sem qualificação para “economizar com assessoria”, muitas vezes traz mais decepção que alegria.

4) Suporte todo o tempo

Muitas vezes fotógrafos ficam brigando com assessoras. Eu acho isso uma bobagem, já que ambos estamos lá para a satisfação do preparo do dia mais feliz da noiva. Se estamos lá para o bem comum do cliente, precisamos trabalhar em conjunto. Mas eu confesso que me entristece muito ver algumas assessoras que ficam “borboletando” no momento essencial que elas deveriam estar lá para que tudo saia perfeito. Assessora precisa estar do seu lado te dando suporte durante todo o casamento. As mais dedicadas chegam a dar uma passada no dia da noiva para ter certeza que está tudo em ordem, cuidam dos detalhes de cada fornecedor, ajudam os profissionais de foto na organização dos padrinhos para entrada do cortejo com um espaço bom durante a entrada na nave da igreja/salão (pelo amor de Deus, fila indiana não, né!), se preocupam com a cauda do vestido se está aberta e bonita (quantas vezes eu mesmo arrumo a cauda do vestido enquanto a assessora está lá no fundo da igreja batendo papo com suas assistentes). Tudo para que a noiva não precise se preocupar com nada. Exija isso e com certeza você ficará muito mais tranquila. O que eu sempre digo é: O trabalho bom de uma assessora é quando tudo acontece perfeitamente sem que a noiva fique sabendo dos pequenos intempéries e ainda oferecendo o máximo de atenção e disponibilidade para tudo sair perfeito.

5) Teste os conhecimentos. Quantos eventos já fez?

Sempre pergunte sobre a quantidade de eventos feitos, se já trabalhou em alguns dos locais onde você vai casar ou então com os profissionais que você contratou. Veja se ela entende dos detalhes, se está preparada para as dificuldades. Converse bastante. Se sentir insegura, não tenha dúvidas de pedir referências. Pergunte o nome do casal, a data do casamento e o local e peça um telefone de contato. Sei que são informações confidenciais, mas se você não está segura, faça o que for possível para ter certeza que tudo vai sair como você planejou.

6) Documente tudo

Uma última e importante dica: Deixe tudo bem esclarecido no contrato. Eu vejo assessoras prometendo mundos e fundos e entregando bem menos do que ofereceram na venda do serviço. Como tudo acontece alí naquelas 5/6 horas, você muitas vezes não fica sabendo das coisas que ela deixou de fazer. Vou dar um exemplo: Muitas assessoras prometem entrar em contato com os fornecedores para passar os detalhes, mas eu vou dizer que nem 10% das assessoras que as noivas disseram que iriam me ligar, ligaram. Muitas ligam no dia, quando ela mesmo não conseguiria fazer mais nada caso houvesse algum imprevisto. Por isso combine e documente tudo. Nenhum serviço do seu dia especial deve ser fechado sem contrato!

Se cabe uma dica, deixo o contato de um pessoal que tem feito um ótimo trabalho com um preço acessível: a Tudo Perfeito Assessoria. Entra lá e converse com a Kátia, uma excelente profissional que vai tornar seu evento incrível: Anote aí – http://www.tudoperfeitoassessoria.com.br

Espero que estas dicas ajudem você na busca pela profissional ideal de assessoria do casamento!

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , ,

4 comments:

Jana Teofilo30 de agosto de 2011 at 0:56Reply

Boas dicas, Fernando. Concordo com você. Parabéns!

[Responder]

Kátia – Tudo Perfeito Assessoria29 de setembro de 2011 at 9:04Reply

Preciosíssimas dicas Fernando, parabéns pela matéria e obrigada pela pela indicação!

[Responder]

Valeria Lira23 de fevereiro de 2012 at 20:22Reply

Olá Fernando, fiquei muito feliz em ler sua matéria. É muito bacana quando fornecedores reconhecem a importância do nosso trabalho. Concordo plenamente com você quando diz que estamos juntos para tornar o dia da noiva especial, penso que devemos trabalhar em harmonia portanto, entro em contato com todos os fornecedores que trabalharei no dia (faço parte dos 10% rsrs).

Um grande abraço e sucesso em seu trabalho!

[Responder]

Thais Denker24 de maio de 2012 at 17:34Reply

Oi Fernando! Adorei o post! Essa é a mais pura verdade, acho que uma assessora deve ser parceira de todos os fornecedores, pois todos estão lá com o mesmo objetivo, tornar aquele dia perfeito!

Acho que quando todos trabalham em sintonia e se ajudando, não sobra margem para nenhum tipo de reclamação e a assessora que se comporta como inimiga de fornecedor, dá um tiro no próprio pé, pois as insatisfações dos noivos irão direto ser ditas a assessora.

[Responder]

Menu