Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

6 dicas para o planejamento anual do fotógrafo

Post 38 of 97

Olá amigos fotógrafos! Feliz 2011!

Mais um ano chegou, dezembro passou como se fosse um mês de apenas 15 dias e nós já estamos de volta a todo vapor para registrar a emoção dos apaixonados que se casam em 2011.

Curiosamente, sempre quando termina ou começa um novo ano, somos impelidos a planejar o nosso novo ano. O curioso é que muitos amigos fotógrafos passam ano após ano sem um planejamento consistente e passam a ver a fotografia apenas como um trabalho e não como um negócio, uma organização que precisa de planejamento, investimento e trabalho, muito trabalho.

2011 começou pra mim, como todo ano, cheio de planos, metas e objetivos. Infelizmente nem todos a gente consegue executar, mas é sempre uma alegria e uma satisfação podermos ver aquilo que amamos sendo melhor, oferecendo produtos melhores e atendendo nossos clientes de maneira única e especial.

Talvez você não seja muito ávido ao planejamento e em como gerenciar aquilo que você deseja. Com isso, gostaria de iniciar o ano deixando diversas dicas de coisas que podem entrar em sua agenda de planos e metas para o novo ano

1) Reformule seus mostruários

Eu não sei você, mas um trabalho de 6 meses atrás, muitas vezes, já fica defasado no que tange à olhar, sensibilidade e técnica. Um mostruário de 2007 muito provavelmente não represente toda a qualidade do seu trabalho. Alguns amigos trocam seus mostruários a cada 6 meses, outros a cada um ano. Eu recomendo olhar com bons olhos essa possibilidade. Dependendo da quantidade de casamentos, talvez você até consiga bons descontos em sua encadernadora. Mesmo que isso não seja possível, tenha sempre mostruários atualizados com as melhores fotos que vc tiver. Isso sem dúvida pode fazer grande diferença em seu negócio em 2011

2) Invista em conhecimento

Todo ano é assim… Janeiro alguns workshops, abril é aquele mês frenético com 2 congressos, um monte de workshops, feira… Todo fotógrafo deve planejar seu investimento em conhecimento. Esse ano decidi investir em palestras internacionais e quero em 2012, se o mundo não acabar, planejar minha ida aos EUA para a WPPI e também para algum curso. Se você não é tão louco por conhecimento como eu, planeje ao menos estar no Wedding Brasil e no Congresso Fotografar. Com certeza você estará muito equipado para o decorrer do ano com certeza produzirá muita evolução na qualidade do seu trabalho.

3) Planeje o investimento em seu equipamento

A despeito dos que sofrem com “equipamentite”, eu diria a você que invista com parcimônia mas anualmente no seu set de equipamentos.

Não estou falando para trocar sua máquina pelo modelo mais novo, mas invista em lentes que possam tornar seu set mais interessante como uma fisheye ou então uma lente fixa de range interessante (sou louco por uma 135mm 2.0, mas a da Nikkor não atende minhas expectativas). Não somente lentes, mas invista em acessórios também como luzes de LED, straps duplos para 2 cameras, bolsas e tudo mais que possa tornar sua fotografia ainda melhor. Querendo ou não é sempre bom ter coisa nova no nosso set… Isso nos motiva também a sempre criar coisas novas.

4) Planeje alterações em seu fluxo de trabalho

Isso é algo que muita gente não faz e deixa de produzir mais e melhor em menor tempo. Como fotografo o que eu mais tenho percebido é nossa escassez de tempo. O que mais me falta nessa vida de fotografo é tempo. Falta tempo pra tratar as fotos, pra diagramar, pra atender mais clientes, pra fazer pós venda… Precisamos de tempo e no caso do fotografo esse é um bem precioso e escasso. Estude formas de melhorar seu fluxo. Estude softwares como Lightroom e Photoshop e descubra como eles podem facilitar seu trabalho e trabalhar para você! Adquira plug-ins que possam agilizar seu pós processo. Ganhando tempo no seu fluxo de trabalho, com certeza você ganhará mais dinheiro trabalhando a mesma coisa!

5) Invista em sua sala de atendimento

Em 2010 investi pesado no meu espaço de atendimento e isso foi super especial. Claro que demanda recursos e tempo, mas eu garanto que o resultado te trará muita satisfação e prazer. Meu espaço ainda não está 100% pronto, mas posso dizer que cada vez que atendo os casais no meu espaço reformado, belo, agradável, com ar condicionado (YEAH!), eu fico bem mais confiante e feliz pra vender o meu trabalho!

6) Faça amigos

Essa é uma dica e também uma decisão que eu tomei pra 2011. Quero construir novos amigos na fotografia e amizades mais profundas no meio fotográfico. Confesso que às vezes parecemos sozinhos nesse mar de trabalho e precisamos decidir fazer amigos com quem possamos trocar mais! As redes sociais nos ajudam, mas eu acredito que ainda precisamos de muito mais! Tenho um plano pra 2011 que envolvem meus amigos fotógrafos daqui de Sampa, mas só irei contar depois que a idéia estiver desenvolvida. Mas eu posso garantir que fazer amigos é a coisa mais legal de qualquer trabalho e de qualquer relação social!

Espero poder ter animado você com algumas coisas que você pode buscar em 2011. Talvez você já está correndo atrás de todas essas, talvez ainda nem pensou como vai ser 2011, mas quero te animar a buscar intensamente o melhor para a sua fotografia!

Um grande abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , , , ,

11 comments:

Lia Lotito14 de janeiro de 2011 at 19:07Reply

Gostei muito do post… já parei para pensar aqui em um monte de coisas 🙂

[Responder]

Luciano Pereira15 de janeiro de 2011 at 9:24Reply

Cara, suas dicas são ótimas, confesso que pensei em muita coisa que vc escreveu, mais a forma de realizar ainda esta crua.
Tenho problema muito mesmo com o tempo, é uma coisa que preciso melhorar muito, gosto muito de estudar, participei das duas primeiras edições do WB e isso ajudou muito na evolução do meu trabalho, essa dica de trocar os mostruários achei bem legal, mais acaba ficando um pouco cara, mais dois ou tres com certeza economizando em superfulos consigo fazer.

Acabei de salvar seu site em meus favoritos e com certeza estarei sempre acompanhando, afinal, observar tb é estudar não é mesmo??

Grande abraço.

Luciano Pereira

[Responder]

Fernando Paes Reply:

Olá Luciano!

É ótimo ver colegas de profissão evoluindo. Continue investindo em conhecimento e você alçará voos maiores! Aproveite e ouça o Social Podcast, um programa em áudio onde discutimos fotografia social e de casamentos e ajudamos amigos de profissão nessa caminhada. O site é http://www.fernandopaes.com.br.

Um grande abraço,
Fernando

[Responder]

Natalie Jorge17 de janeiro de 2011 at 13:38Reply

Gostei do post! Muito bom ver gente animada! Acaba animando os outros tb!

[Responder]

Fernando Paes Reply:

Olá Natália!

Obrigado pelo seu comentário! Sem dúvida o propósito destes posts é ajudar os amigos fotógrafos a adquirir uma consciência de planejamento para suas vidas! Se nosso post te ajudou, encorajo você a compartilhar com outros amigos fotógrafos e ajudar nessa corrente!

Um abraço,
Fernando

[Responder]

Wellington Fugisse28 de janeiro de 2011 at 12:07Reply

Muito bacana seu blog para fotógrafos, pois ele anda na contramão do egoísmo do conhecimento, e compartilha sabedoria visando obtermos um nivel mais alto na fotografia de eventos no nosso país. Parabéns pelo seu trabalho e humildade! Um grande abraço.

[Responder]

Dri Castro17 de fevereiro de 2011 at 15:03Reply

Adorei essas dicas e adoro a sua preocupação em compartilhar, não só as fotos que você faz, mas seu conhecimento com outros profissionais da área.
Isso é coisa rara de se ver, até mesmo pela falta de tempo, mas vc sempre arruma um tempinho pra postar dicas. Depois quero saber TUDO desse projeto de fazer amigos. rs
Algumas das dicas acima eu já estou seguindo, principalmente no que se trata de investir em conhecimento
(e foi feia a briga entre equipamento novo x cursos rsrs), mas ainda tem muito chão em 2011 e com certeza eu vou conseguir realizar boa parte das propostas.

Parabéns mais uma vez.
Abraços,
Dri

[Responder]

Gerson Roma17 de fevereiro de 2011 at 20:22Reply

Muito bom pararmos e refletirmos sobre as mudanças necessárias para o crescimento, hoje a tecnologia e mesmo as tendências mudam constantemente, e quem não acompanhar, vai ficar para trás.

[Responder]

Adriana27 de fevereiro de 2011 at 11:41Reply

Sou iniciante nessa arte, comecei como hobby e me apaixonei. Ainda fotografo eventos de amigos. Com minha maquina, viajo. Obrigada por sua generosidade em partilhar conosco o que ja aprendeu. Uma poeta goiana ja dizia: feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.(Cora Coralina) . Sempre passo por aqui para apreciar suas fotos e tb para aprender mais. Grata por dispensar seu tempo colocando posts interessantes. Enqto muitos querem complicar a fotografia vc a simplifica.

[Responder]

guevara18 de maio de 2011 at 23:01Reply

ola, boa noite
pq diz que a 135 nikon nao atende as expectativas?
me pareçe ser uma otima lene, nao perdendo em nada a 135 canon..
abs

[Responder]

Moacir Marcelino20 de agosto de 2011 at 3:03Reply

Nem comecei a fotograr, alás nem comprei minha câmera e você já me deu dicas preciosas.

Obrigado!

Moacir

[Responder]

Menu