Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

O fotógrafo de casamento e a sua saúde

Post 24 of 97

Olá amigos fotógrafos!

Gostaria de compartilhar com vocês sobre um assunto que vejo constantemente fotógrafos sofrendo: saúde (ou a falta dela). A fotografia de casamento é o tipo de profissão que exige muito fisicamente do profissional. Ficar de pé durante 12 horas, com equipamento pesado e tantos acessórios quanto se possa imaginar, faz com que o fotografo que tenha que cobrir um casamento com a saúde debilitada vai sofrer muito.

Nos últimos 6 meses eu tive uma pneumonia e algumas gripes bem fortes. Isso me fez pensar de maneira ainda mais profunda que preciso cuidar mais da minha saúde para poder oferecer meu melhor ao casal que me escolheu para fotografar seu evento.

Quero deixar algumas dicas e alertas para os fotógrafos de casamento (e para todos aqueles que precisam estar 100% sempre!)

1)   Cuide da sua alimentação

Tenho percebido que os amigos de profissão e até eu, somos naturalmente relaxados com nossa alimentação. Essa vida de festa todo fim de semana nos faz menos preocupados com a alimentação que ingerimos e mais preocupados com a imagem que queremos clicar. A questão toda é que se nossa saúde não estiver em perfeitas condições, depois de apenas algumas horas, toda sua disposição cairá por terra e não é isso que nós queremos.

É claro que eu não estou falando aqui para você levar um marmitex de comida macrobiótica para o casamento, mas que precisamos de uma alimentação balanceada durante a nossa semana, sabendo que muitas vezes aos sábados seremos algumas vezes exigido a comer no Mc Donalds. Se somos desregrados com nossa alimentação, problemas como diabetes, algum tipo de anemia ou falta de alguma vitamina pode tirar a nossa vitalidade para o dia tão especial do seu cliente.

2)   Faça atividades físicas de baixo impacto

É interessante como uma vida ativa e menos sedentária te torna uma pessoa mais disposta. E eu acredito que assim como eu, muitos relutam constantemente para ter uma vida mais constante de exercícios físicos em prol daquele trabalho que precisa ser entregue hoje.

Coloque a atividade física no topo da lista. Alguns fotógrafos tem contratado personal training para ajudar de maneira ainda mais intensa. Se você puder, faça!

No entanto o mesmo bem pode se virar em mal se não houver planejamento. Como não podemos DE MANEIRA NENHUMA nos dar ao luxo de ficarmos de molho por causa de uma fratura, uma lesão ou uma contratura muscular, eu recomendo você a procurar esportes de baixo impacto. Natação, caminhada e outros exercícios mais leves irão produzir o mesmo efeito sem o perigo de um pé quebrado ou um braço deslocado. Esportes de contato ou então esportes de luta estão fora de cogitação. Não vai pegar bem você, amante de MMA, chegar no casamento com seu nariz quebrado! J

3)   Tenha um bom plano de saúde

Eu acho que essa dica não tem muito a ver com a vida do fotógrafo, mas com o zelo para com a recuperação caso alguma coisa aconteça. Já fui fotografar com pneumonia, já fui cobrir casamento com febre e garganta inflamada, mas eu sempre fui ágil para buscar suporte médico para minhas doenças. Depender da saúde pública infelizmente é complicado. Reserve uma parte daquilo que você ganha dos seus noivos para investir na sua saúde. Ela não tem preço e você depende dela para fotografar.

Um grande abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , ,

2 comments:

Alex24 de abril de 2011 at 10:02Reply

E ai Fernando, tudo bom?

Na sua lista eu acrescentaria alguns pontos que vejo como importantes pra quem tem esse tipo de vida

1 – Horas de sono, durma bem: O corpo só realmente se recupera quando vc dorme, se vc costuma trabalhar todo final de semana até as 4h da manhã, se possível organize seu horário para que seu corpo não sinta essa diferença de horas de sono e durma sempre que possível o suficiente para se sentir sem sono (o recomendável de 8h/dia é variável, cada pessoa tem uma necessidade).

2 – Cuide da cabeça. Isso sob dois aspectos. Primeiro evite o stress, ele prejudica e muito a sua saúde, uma vida organizada e atividades de lazer ajudam a evitar rompantes de stress. A atividade de lazer (de preferência que nada tenha a ver com seu trabalho também faz com que sua mente funcione em outra linha, relaxando e deixando claro para o seu corpo que naquele momento vc pode sair do estado de alerta, além de propiciar a chance de expandir o seu mundo para algo além de flashes, câmeras e enquadramentos

3 – Visitas regulares ao médico, não espere ficar doente, vá ao médico com frequência, mantenha os exames em ordem, visite o dentista, tudo isso previne alguns problemas.

[Responder]

Fernando Paes Reply:

Olá Alex! Como vai?

Realmente, ótimas colocações! Eu sei que fotógrafo dorme pouco e tem uma vida muito estressante. Obrigado pelos comentários e por acrescentar com as informações!

Um abraço,
Fernando

[Responder]

Menu