Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

Lentes fixas ou zoom na fotografia de casamento?

Post 61 of 97

lentes prime Canon

Olá amigos fotógrafos!

Essa é uma pergunta curiosa e divide muitas opiniões.
Recebo muitos e-mails e mensagens no twitter de fotógrafos iniciantes (e alguns já com alguns anos de mercado) me perguntando se tal lente é boa para casamentos ou não. Montar um set de lentes quando se está iniciando na vida de fotógrafo não é fácil e normalmente o orçamento limitado nos impede de investir nas melhores lentes do mercado.

Comentando um pouquinho de história, as cameras fotográficas da década de 70 eram prioritariamente vendidas com lentes fixas prime claras (como as antigas 50/55mm 1.2, ultra claras). O surgimento das cameras auto-focus (e logo depois as primeiras digitais) trouxeram uma avalanche de lentes zoom básicas que passaram a substituir as lentes primes que vinham com as cameras. O mercado passou a vender cameras Auto Focus com lentes 28-80/28-90 f/4.0-5.6 (se você nunca viu uma, saiba que não perdeu nada. São horríveis!). Lentes extremamente escuras (em comparação à 55 f/1.2, chega a ser 3 pontos e meio mais escura na abertura máxima). A perda de abertura era compensada pela “versatilidade do zoom”.

O digital emplacou e com isso a necessidade de lentes com melhor ótica começaram a exigir dos fabricantes a produção de lentes zoom com melhor ótica. Lentes zoom básicas começaram a deixar a desejar em cameras com sensor a partir de 8 megapixels e uma corrida em busca de melhor ótica começou. O final dessa história é o que podemos ver nas lentes zoom de excelente qualidade ótica: São lentes impressionantes, porém caríssimas, com seus valores acima dos 2.000 dólares.

Com o surgimento do digital full frame, um grande grupo de usuários começou a perceber a deficiência ótica e a necessidade de lentes de melhor qualidade, e muitos fotógrafos voltaram a inclinar seu interesse pelas maravilhosas lentes prime (fixas).

Hoje, grandes fotógrafos tem migrado muitas das suas lentes zoom para fixas. Desde o final do ano passado (principalmente quando migrei todo meu sistema para Full-Frame) tenho gradativamente percebido as maravilhas das lentes fixas e a sua capacidade de retenção de detalhes. Hoje não consigo me imaginar vivendo sem as maravilhosas 85mm 1.4 / 50mm 1.4 em meu set de lentes.

Pra mim, um dos maiores e melhores motivos para usar lentes fixas hoje é a capacidade de trabalhar usando o mínimo de flash (eu diria até eliminar o flash na maioria das fotos), devido à facilidade de capturar a luz ambiente com as grandes aberturas das lentes fixas. Claro que com isso a profundidade de campo torna-se mínima e um novo desafio surge: trabalhar os planos e a profundidade de campo para se obter imagens maravilhosas.

Aí você vai me perguntar: O que eu, que estou iniciando, devo fazer?

Tenho 2 dicas para você:

1) Comece a incluir lentes zoom em seu set

Claro que meu desejo é aconselhar você a comprar as maravilhosas 85mm 1.4 (Nikkor) ou a 85mm 1.2 (Canon), mas o fato é que nem todo mundo está com disposição para esses investimentos.
Existem 3 lentes fixas que são muito boas e podem te apresentar ao universo das lentes fixas com um investimento não muito alto. Você vai encontrá-las tanto nos mounts Canon quanto Nikon.

São elas:

a) Canon/Nikon 35mm 2.0

Essa lente é excepcional. A qualidade ótica atrelada à uma grande abertura te permite trabalhar com desfoques perceptíveis mesmo sendo uma lente GA e principalmente o máximo aproveitamento da luz. (Sugestão de lentes TOP (e caras) grande-agulares – Canon 35mm 1.4 ou a recém lançada 24mm 1.4)

b) Canon/Nikon 50mm 1.8
Lente essencial para quem ainda não tem sua primeira lente fixa. Barata, competente, ótica excepcional e capacidade de capturar cenas com pouca luz como você nunca vai ver em lentes tipo zoom. (Sugestão de lentes TOP normais – Canon 50mm 1.2 ou Nikon 50mm 1.4)

c) Canon/Nikon 85mm 1.8
Excepcional para retratos, essa lente produz um desfoque acentuado do fundo, ressaltando o assunto a ser fotografado. Os melhores resultados dessa lente são sem dúvida para portraits por isolar completamente o fundo do objetivo, com profundidade de campo limitadíssima. O resultado é maravilhoso (Sugestão de lentes Meia Tele TOP – Canon 85mm 1.2 ou Nikon 85mm 1.4)

Você não precisa adquirir essas 3 lentes de uma vez. Inicie com aquela que você acredita dar a você novas possibilidades no tipo de foto que você mais faz. Se o dinheiro for um limitador, opte pela 50mm 1.8, que custa em torno de 400 reais e você poderá experimentar o prazer de fotografar com lentes fixas, e depois vá adquirindo outras. Lembre-se, no investimento em equipamentos fotográficos, o céu é o limite.

Uma dica de lentes fixas que produzem imagens interessantes são as lentes fisheyes e as lentes macro. No futuro, avalie a possibilidade de tê-las em seu set!

2) Vá introduzindo no seu estilo aos poucos as lentes fixas nos seus trabalhos para sentir segurança no seu uso durante seus eventos.

Uma das primeiras coisas que você vai perceber muito forte é a dificuldade inicial de se fotografar com lentes fixas se você passou muitos anos da sua vida escravo das lentes zoom. Vá treinando aos poucos. Se você fotografa com 2 fotógrafos é uma excelente oportunidade para você experimentar enquanto o outro fotógrafo garante para você as tradicionais. Você se surpreenderá com a qualidade e a capacidade de produzir imagens diferentes.

Espero que essas dicas possam ajudar você a tomar sua decisão sobre as lentes fixas e zoom e como entrar nesse universo tão interessante!

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , ,

18 comments:

Arlindo Namour Filho22 de junho de 2010 at 11:03Reply

Da vontade de levar todas essas lentes pra casa, que belezuras!!!!

[Responder]

Carlos Olimpio29 de junho de 2010 at 15:19Reply

Ótimo texto. Sou amador avançado arriscando-se nos primeiros trabalhos, mas s/ desejos firmes de profissionalizar-me, mas sempre buscando conhecimento e aperfeiçoamento. As lentes fixas citadas são realmente de ótimo custo x benefício. Apesar da excelente reputação das 85mm 1.8 e 1.4, vc acha que retratos feitos por lentes macro 100/105mm ou 90mm (Tamron) oferecem resultados próximos em relação à nitidez e desfoque/bokeh?

[Responder]

waldir29 de junho de 2010 at 22:15Reply

Mas e se vc n. tivesse dineiro para ter uma camera full frame e tivessse que comprar uma zoom 2,8.. qual vc compraria?

[Responder]

Um dia com o Livro – Guia de Fotografia de Casamento – Vinicius Matos | Fotografia Casamento | Fernando Paes Fotógrafo | Fotografia Social2 de julho de 2010 at 22:32Reply

[…] leitura dos últimos posts do Blog sobre qual equipamento um fotógrafo de casamento deve comprar e lentes fixas ou zoom para quem está buscando algumas respostas sobre esse […]

Maison16 de julho de 2010 at 16:52Reply

Muito bom texto! Ótimas informações que ajudam bastante na hora de decidir a compra da lente.

[Responder]

Mateus27 de julho de 2010 at 7:55Reply

Tenho uma Canon EOS 40 D com uma lente28 – 135mm; gostaria de saber qual a melhor lente ( com preco acessivel) para fotografar grupos grandes ou mesmo casamentos ou festas.
Agradeco desde ja a atencao.
Abs,
Mateus

[Responder]

6 dicas incríveis para fotografias de casamento maravilhosas | Fotografia Casamento | Fernando Paes Fotógrafo | Fotografia Social2 de agosto de 2010 at 9:42Reply

[…] com aberturas f/1.4. São as minhas verdadeiras paixões. Uma das características óticas das lentes fixas de grande abertura (f/1.2, f/1.4, f/1.8 e f/2.0) e a limitadíssima profundidade de campo (aquele […]

Nina Rodrigues9 de agosto de 2010 at 15:16Reply

Eu sei que você é fã das prime e tal…mas queria saber…E das lentes Zoom? Qual seria a mais útil num casamento?

obrigada

[Responder]

Camila Casteleti11 de agosto de 2010 at 14:11Reply

Adorei o post! Estava mesmo pesquisando qual lente prime comprar e, com certeza, me ajudou bastante.
Sou fotografa freelancer a pouco mais de 2 anos.

[Responder]

Jefferson Souza18 de novembro de 2010 at 8:48Reply

Concordo plenamente, as fixas são incriveis, só falta a Grande Angular para eu aposentar minha 24-70 2.8, já tenho a 50 1.4 e a 85 1.8, todas canon na FF.

[Responder]

Willian3 de dezembro de 2010 at 12:39Reply

E quanto a uma Nikkor 35mm f/1.8 numa Nikon formato DX? É um bom investimento, visto que custa relativamente barato e é bem clara?

[Responder]

Lilika16 de janeiro de 2011 at 16:40Reply

Ola Fernando.

Adorei seu texto, me exclareceu mts duvidas…
Sou fotografa amadora, ja fiz alguns pequenos
trabalhos, tenho uma camera da sony alpha 300,
é a que posso ter no momento, de diga acha
que posso fazer um bom trabalho??
Qual a melhor maneira para ultiliza-la??
Obrigada

[Responder]

Fernando Paes Reply:

Olá Liliane!

Obrigado pelos comentários! Sua camera é sim, um pouco mais simples, mas isso não impede em nada de você iniciar na profissão e ir investindo em equipamentos mais pra frente. O olhar do fotógrafo ainda é a coisa mais importante para uma cobertura de qualidade. Talvez você deva pensar na possibilidade de migrar para Canon ou Nikon, já que a Sony abandonou um pouco seus clientes da marca, mas faça isso assim que você começar a ganhar um pouco de dinheiro com foto. A fotografia precisa pagar os investimentos nela.

Sucesso e bons clicks!

Abraço,
Fernando

[Responder]

Gerson Roma17 de fevereiro de 2011 at 20:16Reply

Eu tenho uma Canon 50D, recentemente adquiri uma lente 50mm/1.8, cobri um casamento e usei um pouco pois a igreja era pequena, não dava para fazer grandes aberturas, e analisando as fotos, não gostei muito.
Como disse é dificil nós acostumarmos, mas as dicas são excelentes.

[Responder]

Cleverson26 de abril de 2011 at 20:38Reply

Ótimo texto, muito esclarecedor, tinha visto a algum tempo e foi decisivo para eu comprar a Nikon 85mm 1.4, gostei muito da qualidade, mas estou tendo dificuldades com o foco, e também acho que devido ser acostumado com o zoom, estou estranhando um pouco ter que me movimentar mais para fazer o enquadramento. Mas sem duvidas a qualidade é incomparável em relação a uma tele.

[Responder]

Vinicius Mesquita16 de maio de 2011 at 23:27Reply

Muito bom o post. Pra quem está começando (e eu me incluo) é fundamental. Como vc mesmo disse, nem todo mundo tem grana pra começar investindo nas lentes fodonas, mas essa 50mm f1.8 parece ser um belo investimento. Vou começar por ela.
abraços

[Responder]

Fernando José29 de junho de 2011 at 17:18Reply

Grande Ferando(meu xará rsrsrs),

Parabéns pelo seu trabalho e pelas valiosas informações que você tem compartilhado com todos que te acompanham.

Tenho uma dúvida e gostaria de sua opinião! Que lente você indicaria para fotografia de grupos de pessoas e entrada de noiva em casamentos? Fixa ou zoom? Seria para utilizar num corpo DX(D90)

Tenho visto 03 lentes mas ainda não consegui decidir…

São elas: 35mm 2.0, 35mm 2.8 e 24mm 2.8.

Me dá uma força ai amigo.

Abraços.

[Responder]

Osano Rogério21 de julho de 2011 at 16:32Reply

Eu gostaria de saber como melhorar minhas fotos?

Quais as dicas para um casamento em local aberto? Por exemplo, um sítio!
Qual melhor abertura? Devo utilizar flash externo?

Eu tenho uma Canon XS1, e não estou gostando das fotos tiradas pela lente padrão, 18-55.
Qual uma outra lente melhor, à partir de 18-……?

Aguardo retorno.

Grato
Osano

[Responder]

Menu