Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

Um dia com o Livro do Vinicius Matos – Guia da Fotografia de Casamento

Post 59 of 97
vinicius matos lançamento do livro guia de fotografia de casamento

Guia de Fotografia de Casamento - Vinicius Matos

Olá amigos!

Chegou esta semana aqui em casa o novo livro do Vinicius Matos chamado Guia da Fotografia de Casamento – Para Fotógrafos e Noivas que buscam um trabalho diferenciado publicado pela Editora Photos. O livro chegou e eu mais que depressa comecei a lê-lo. Acompanho o trabalho do Vinícius há um bom tempo, já participei de 2 workshops com ele e estou me preparando para o terceiro, específico para a direção de noivos. Gosto do estilo e do trabalho do Vinícius, mas principalmente pela maneira como ele investe no conhecimento fotográfico. Ele é a prova de que é possível dar uma virada na vida profissional se você não aceita parar no tempo.

Vamos ao livro. É inquestionável a capacidade do Vinicius Matos de compartilhar conhecimento. Você percebe isso tanto em seus cursos, como agora no material impresso. Para quem já fez o curso do Vinicius, o livro é um pouco de um Deja-vu, já que muitos dos conceitos compartilhados nos cursos dele, você encontra no livro. O mesmo sentimento tive quando lí o livro do Marcos Andreoni. Por ter parcipado do curso, o livro foi um revival de tudo aquilo que eu ví na sala de aula.

Sobre o conteúdo, o livro é rechado de fotos premiadas do próprio Vinícius, o que torna o livro, além de didático em sua literatura, é uma fonte de inspiração para fotógrafos iniciantes. Cada foto tem uma descrição de lente, velocidade e aberturas utilizadas, o que enriquece muito o conteúdo do livro.

Uma das coisas mais legais no livro do Vinícius é a maneira como ele didatiza toda a sequência do casamento. Ajuda quem está começando a ter um norte sobre o quê fotografar em cada momento do casamento. Cada coisa vai sendo exemplificada com fotos feitas pelo próprio fotógrafo.

Vinicius aproveita para dedicar também um capítulo do livro somente sobre equipamentos. Um dos assuntos prediletos dos profissionais de fotografia dos dias atuais são os equipamentos. Investir constantemente em equipamento fotográficos tem sido uma das necessidades de quem fotografa casamentos. Infelizmente hoje se gasta muito dinheiro com equipamentos pois a obsolescência das máquinas digitais é avançada e a cada 6 meses nossas marcas prediletas lançam equipamentos novos. Recomendo a leitura dos últimos posts do Blog sobre qual equipamento um fotógrafo de casamento deve comprar e lentes fixas ou zoom para quem está buscando algumas respostas sobre esse assunto.

O livro também aborda um capítulo inteiro sobre iluminação criativa, com 20 dicas e esquemas para quem quer criar iluminações diferenciadas em suas coberturas. Óbvio que as dicas que são dadas não são um manual para que você copie as fotos pura e simplesmente (e claro que você vai experimentar tais dicas), mas é você ganhar uma consciência sobre a importância da iluminação criativa. O capítulo é um norte para abrir sua mente para as grandes possibilidades da luz criativa na fotografia de casamentos.

A segunda metade do livro foca na fotografia de casamento como profissão e negócio. Oferece várias dicas e sugestões de postura, marketing, dicas imperdíveis de como ter sucesso no mercado de casamentos além de dicas de como compor melhor suas fotos e por fim dicas “além técnica” que falam sobre o lado da sensibilidade do fotógrafo.

Alguém que deseja fazer o curso do Vinicius vai me perguntar: “Fernando, vale a pena fazer o curso ou apenas comprar o livro?” Eu vou dizer: Faça, sem dúvida nenhuma, os dois! Compre o livro! Sem dúvidas, todo fotógrafo de casamento precisa de literatura e 99,00 é uma valor mais que justo para um material tão rico em informações, que você vai poder usar, inclusive, nos treinamentos da sua equipe, futuramente. E faça o curso! O livro dá uns 30% das informações do curso, mas o mais valioso do curso é o contato com o profissional, com o Network (fiz muitos amigos nos últimos 2 cursos do Vinícius) e principalmente com aqueles toques que você nunca vai achar em revista, blog, livro ou site nenhum. Se puder, recomendo que faça o curso de 4 dias lá na Escola da Imagem, uma oportunidade impar de conhecer ainda mais sobre essa arte maravilhosa que é a fotografia de casamentos!

Literatura obrigatória, agradável e profissional para todos os fotógrafos de casamento. Neste mês (22/07) haverá uma sessão de autógrafos na FNAC Paulista para o lançamento do livro e pretendo estar lá para prestigiar o amigo e professor Vinicius Matos.

Aproveite para folhear algumas páginas do livro no site da Editora Photos.

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , , ,

1 comment:

Heider Torres5 de julho de 2010 at 10:29Reply

Obrigado pelo review Fernando. Mesmo não sendo fotógrafo de casamento, gosto de ler todo tipo de material sobre fotografia.

Abraço!

[Responder]

Menu