Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

O melhor notebook do mercado é da Apple – MacBook

Post 42 of 97
Notebook da Apple - MacBook Pro

Notebook da Apple - MacBook Pro

Olá amigos!

Hoje inicio uma série de postagens sobre o mundo Apple. Felizmente a Apple tem chegado com força no Brasil através de seus distribuidores, tornando produtos que antes era privilégio apenas de quem ia “pra fora”, para um produto que encanta pelo design e pela qualidade aqueles que optam por adquirir um.

Desde 2008 sou um feliz proprietário de notebooks da Apple. Meu primeiro foi um MacBook White, que me surpreendeu muito positivamente pela qualidade e pela facilidade de se trabalhar com ele. Em 2009, na minha ida aos EUA, tive a oportunidade de trocar meu notebook por um MacBook Pro 13″ que esteve comigo até semana passada e agora estou esperando a chegada do meu MacBook novo. Eu posso dizer que hoje eu não compraria outro notebook que não fosse um Mac.

Você vai dizer: “Ah, Fernando, mas você é um fã-boy Apple!”. Tá, eu concordo com você que eu puxo sim a sardinha pro lado da Apple, mas o fato é que, comparando com outros notebooks e até desktops (no caso do iMac), a diferença de qualidade e performance é gritante.

Para ajudar você que está com dúvidas se você deve ou não comprar um MacBook (notebook Apple), aí vão algumas avaliações!

1) Hardware Excelente

A Apple é conhecida por ter equipamentos “que não travam”. O grande segredo é a integração do hardware de qualidade com o sistema operacional desenvolvido especialmente para aquele tipo de hardware.

Não é de hoje que a Apple é muito exigente com o que ela coloca em seus equipamentos. Há alguns meses atrás vimos a Apple tirar todos os iPhones 4 BRANCOS do mercado por conta de uma diferença na cor dos botões e da carcaça. Parar toda uma linha de produção de um produto por conta da qualidade de uma peça aparentemente secundária, para manter o padrão de qualidade e design.

Além disso, todo o hardware é pensado para oferecer o melhor para o equipamento. A Apple investe em processadores rápidos para seus equipamentos (os modelos de 15 e 17″ tem processadores i5 e i7 em seus equipamentos). Fora que a Apple dita tendências que mudam seu jeito de trabalhar. Algo aparentemente secundário, mas que é fantástico e em qualquer outro notebook é horrível é o bendito trackpad do mouse. Não consigo entender como as outras empresas ainda não mudaram aquele trackpad minúsculo que você sofre muito para trabalhar. É quase para obrigar todo mundo a comprar um mouse sem fio. No MacBook, o trackpad dele elimina completamente a necessidade de um mouse. Além de muito preciso ele também e confortável e GIGANTE para se trabalhar.

O mais curioso é que notebook ditos “de marca” com a mesma configuração acabam custando mais caros que o da Apple. Vai entender!

2) Design

Falar do design dos produtos da Apple é quase chover no molhado. Empresa que dita tendências em tudo aquilo que produz, a Apple se tornou uma empresa que possui os produtos mais bonitos e bem acabados. Em se tratando de notebook eles estão anos luz de distância. O MacBook Pro é de uma beleza impar, um acabamento perfeito em um equipamento leve e portátil. Eu não consigo entender como as empresas ainda não perceberam quão mal acabado são estes notebooks de plástico que eles insistem em colocar no mercado. Infelizmente nós somos responsáveis muitas vezes, já que aceitamos equipamentos com essa qualidade muitas vezes.

Talvez o design não seja uma área a se importar, mas se você atende clientes e utiliza seu notebook como ferramenta, sem dúvida nenhuma o impacto de ter um macbook impressiona. Não tem jeito… Um MacBook vende! Se você atende clientes e usa muito o notebook, pense na possbilidade de adquirir um notebook da Apple… Seu cliente vai te olhar com outros olhos!

3) Sistema Operacional

Aquilo que muitos dizem ser um problema é um dos grandes trunfos dos produtos Apple. O MacOS X, sistema operacional da Apple é a prova de burros. Qualquer pessoa com um pouquinho de tempo e disposição pra aprender usa ele em segundos. Além da infintamente menor incidência de vírus, é um sistema que não vai acumulando centenas ou até milhares de DLLs (arquivos de sistema do Windows) em sua memória. Instalar e desinstalar programas então é coisa de criança. Basta arrastar para a lixeira e voilá! Desinstalado. Pra instalar então… Tão simples quanto… Basta arrastar a pastinha do programa para a pasta aplicativos.

Se não bastasse isso, conectar coisas no Mac é muito simples. Ele identifica qualquer coisa. Se vc ligar um modem USB nele, em instantes ele reconhece o modem e já libera sua conexão. Se você precisar se conectar por bluetooth para usar seu celular como modem 3G, é coisa de criança. Drives externos, leitores de cartão… Tudo muito simples. Cabo de rede? Até uma criança consegue fazer conectar-se com a rede. Rede Wi-Fi então? Se vc sabe a senha, não precisa de absolutamente mais nada. Simples, rápido e eficiente.

Outra questão curiosa é quando você precisa colocar o notebook para hibernar. No Windows o procedimento leva uns 30 segundos para fechar e 20 segundos para ligar de novo. No MacOS X, basta você fechar a tampa… Ele joga tudo pra memória fisica e quando você abre o notebook, em 3 segundos ele já iniciou o sistema para você e já te conectou na rede WiFi…

Talvez a única coisa que vai exigir de quem migra para a plataforma Mac do Windows é a adaptação ao Sistema Operacional. Felizmente a internet está recheada de vídeos e muita informação para quem está indo para o mundo da maçã. Mais ainda, os usuários Mac são sempre muito solícitos em te ajudar com suas dúvidas, o que é muito bom para quem está começando.

4) Bateria Excepcional

Interessante como esse ítem às vezes passa desapercebido na análise daqueles que vão comprar um notebook. Infelizmente, talvez por questão de custo, a maioria dos fabricantes tem deixado muito a desejar no quesito bateria. Grande parte dos notebooks vendidos no mercado hoje tem baterias que duram 2 a 3 horas. Como alguém que precisa do notebook como ferramenta de mobilidade pode ficar sem ele após 2 míseras horas de trabalho?

Os MacBooks possuem de 8 a 10 horas de vida útil de bateria se usada de maneira cautelosa. Isso significa que você pode trabalhar tranquilo durante aquela sua viagem sem precisar ficar desesperado por uma tomada. Ou então se por algum motivo você esquecer o carregador de tomada em casa, ainda conseguirá trabalhar por várias horas antes que ele desfaleça.

5) Desvalorização mais lenta

Se tem uma coisa que equipamentos eletronicos sofrem e com a rápida desvalorização. Um notebook então, quase torna-se descartável. Uma questão curiosa é como o Notebook da Apple tem um tempo de desvalorização maior. Ou seja, mesmo depois de 1 ano e meio você ainda consegue vender seu notebook por um bom preço e usar essa graninha para comprar um modelo mais novo. Como o sistema operacional é bem dimensionado para a máquina em questão, sua máquina não vai dar cara de que ficou lenta demais e não consegue mais fazer aquilo que fazia antes, coisa que acontece com os notebooks da linha PC. Eu conheço pessoas que tem seus MacBooks há 4 anos e estão satisfeitas com eles, rodando bem até softwares mais novos (claro que não com a mesma performance de um notebook novo, né), e assim tornando seu investimento mais durável por um período de tempo. Gasta-se um pouco mais no início, porém se tem um computador por muito mais tempo!

Talvez exista um pouco de fanatismo no artigo acima… Mas é que infelizmente os produtos Apple causam esse encantamento. Isso não quer dizer que tudo que a Apple faz é necessário e essencial pra todos. Mas é preciso sempre avaliar diversos fatores, tanto pelos ângulos positivos como negativos. Mas no que tange a Notebooks, é notória a superioridade dos notebooks da Apple.

Espero poder ter ajudado você, caso esteja buscando um novo notebook para comprar!

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

    Não foi encontrado nada

, , ,

5 comments:

Dri Castro17 de fevereiro de 2011 at 15:14Reply

Adogooooooo! rsrs Não tenho notebook/macbook, mas tenho um Imac, ele é a minha paixãooooo. rsrs

Aliás, estou vendendo um teclado sem fio NOVO, por R$200,00.

Logo que comprei meu Imac, o teclado apresentou problemas depois de 2 meses, liguei na assistência e eles disseram que se fosse algum defeito que não tenha sido provocado por mau uso eles consertariam sem custos, se fosse por mau uso eu pagaria, como o prazo para fazer o orçamento é de até 5 dias úteis e eu não podia ficar sem teclado comprei um novo que meu amigo trouxe dos EUA, assim que estava com o novo, levei o outro com defeito na assistência e como o defeito não foi por mau uso a Apple trocou por outro teclado NOVO.
Então agora tenho um teclado novo aqui para vender.
Se tiver interesse ou souber de alguém que queira, por favor passe meu contato.

Abraços,
Dri

[Responder]

César6 de abril de 2011 at 1:28Reply

Olá Fernando,

Preciso esclarecer uma dúvida:
Em posts, notei que o MacBook Pro não tem a bios como num notebook comum que se pressiona a tecla “del” ao iniciar. Sendo assim, não tem como selecionar o tipo de boot que você quer que seja primário ou secundário.

Sei que para dar boot pelo CD é só manter a tecla “C” pressionada ao iniciá-lo, mas como eu faço para dar o boot de um pen drive conectado, é possível?

Abraços!

[Responder]

Henrique26 de julho de 2011 at 17:43Reply

Caro amigo, muit obrigado pelo seu artigo. Efectivamente tenho de concordar consigo a 110% 🙂
Tenho um bom notebook, um Sony Vaio VGN-TTWN, mas após experimentar um macbook pro, ai ai ai… não vejo a hora de regressar a casa (Europa) para adquirir um. É efctivamente outro mundo. Sou um fã do iphone. Vejo a facilidade de actuação, e foi precisamente isso que despertou a minha atenção pela maçã.
Já testei o Macbook pro e o macbook air, e são efectivamente excelentes máquinas, elegantes bonitas e eficiêntes.
Se alguêm pensa adquirir um novo notebook ou renovar a sua velha máquina… tenham efectivamente em consideração esta enorme obra da ciência, APPLE.
Boa sorte e excelentes decisões. Abraços

[Responder]

Alessandro9 de maio de 2012 at 21:27Reply

Impressionante esse macbook,,Comprei um pra mim a uns 2 anos átras, e minha esposa um acer, mas não tem comparação, o apple é fora de sério em tudo, ágil, sem falar que não tem virús e não trava..
Recomendo e to pensando em trocar ele por um mais atualizado…Da lhe Steven Jobbs…

[Responder]

Vinícius Barbosa5 de julho de 2012 at 18:05Reply

realmente,por ser perfeito em cada detalhe os produtos da apple nos torna fãs instantaneamente…
e vejo que seu blog,seu site traz uma influencia muito forte do design apple… as cores e os slides se assemelham muito ao estilo apple…

[Responder]

Menu