Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

8 perguntas para fazer ao fotógrafo de casamento antes de contratá-lo!

Post 3 of 97
como contratar um fotografo de casamento

8 perguntas para fazer ao fotógrafo de casamento antes de contratá-lo!

Olá noivas!

Este artigo é um dos assuntos que toda a noiva deva ler e conhecer antes de contratar um fotógrafo para o seu casamento. O fotógrafo é um dos fornecedores mais importantes de um casamento e muitas vezes a escolha do mesmo é feita sem os devidos cuidados.

Imagino que você já tenha em mente quem você vai contratar depois de muitas pesquisas e orçamentos. É claro que você não precisa chegar até o seu fotógrafo com uma lista de perguntas, mas creio que são informações que você deve colher do seu “escolhido” durante as negociações de contratação.

E lembre-se: Se você se sentir insegura com o profissional: NÃO O CONTRATE! As consequências de escolher um profissional que não vai lhe atender a contento pode ser um verdadeiro terror.

1) É você mesmo que vai fotografar meu casamento?

Parece uma pergunta boba, mas ela é muito importante. Se a pessoa que você está contratando não vai fotografar seu casamento, peça para conhecer um álbum feito pelo profissional que vai fotografar seu evento. A escolha de um fotógrafo que assinará seu trabalho é sempre mais seguro. Claro que também tem um custo maior, mas normalmente vale a pena.

2) Quantas horas você estará disponível no meu evento? Em qual momento você costuma ir embora?

Uma das piores surpresas que pode existir é descobrir, no meio do evento, que seu fotógrafo não vai ficar para fotografar tudo que vai acontecer. É sempre muito bom determinar quantas horas o profissional vai ficar à disposição! Normalmente eu só saio de um evento depois que tudo que foi colocado no briefing foi fotografado! Se haverá um momento especial no casamento, ele precisa ser fotografado. Se o fotógrafo não está disposto a incluir esta cobertura em seu pacote, procure outro profissional.

3) Por quê você escolheu ser fotógrafo de casamento?

Fotografia é uma paixão! Eu sou apaixonado por fotografia de casamento. Um fotógrafo que não ama o que faz provavelmente não irá lhe entregar uma fotografia de emoção! Conheça um pouco da história do fotógrafo que vai cobrir seu evento. Essa pergunta, de maneira informal durante a visita, irá gerar uma conversa muito agradável com seu fotógrafo!

4) Se acontecer alguma coisa com você, quem vai fotografar meu casamento?

É claro que você quer seu fotógrafo lá e você pagou caro para tê-lo. Mas nós sabemos que incidentes podem acontecer. O fotógrafo precisa ter uma estrutura para atender seu casamento no mesmo nível caso algum imprevisto aconteça!

5) Você tem um álbum semelhante ao entregue aos noivos?

Normalmente os fotógrafos mais inexperientes mostram álbum com fotos de diversos eventos. Produzir uma ou outra imagem boa em um casamento é possível… Agora ter consistência em uma cobertura durante todo um evento é fundamental. Avalie o trabalho do fotógrafo e veja se o álbum lhe agrada. A cobertura deve ter começo, meio e fim e deve contar uma história. Isso é importante pois o fotógrafo deve ser um contador de histórias e com certeza você deseja isso no seu casamento!

6) Você possui equipamentos reserva?

Um fotógrafo precisa, no mínimo de 2 equipamentos. 3 ou 4 demonstram um profissional que pensa nos detalhes. Também é interessante conversar com o fotógrafo sobre seu sistema de backup. Se ele não cuida bem das suas imagens, isto pode gerar grandes problemas em caso de perdas.

7) Quais os prazos de entrega do meu material?

Sabemos que todo o processo de tratar imagens, montar a diagramação do álbum e a encadernação são processos que demandam atenção e tempo. Combine com o fotógrafo para que esta informação esteja contida no contrato de prestação de serviços. Não vou incluir como um ponto, mas é essencial o contrato de prestação de serviços entre você e o fotógrafo.

8) Quantos casamentos você já fotografou?

Eu já ouvi falar de fotógrafos que usam portifólios de outros fotógrafos e são muito bons de vendas. Com isso você pode estar contratando profissionais muito despreparados. Visite o site do fotógrafo e veja se existe coerência e consistência em seu material. Alguns fotógrafos novos acabam pegando fotos de outros fotógrafos e colocando em seu site.

Espero poder ter ajudado você a escolher bem seu fotógrafo de casamento!

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , ,

Menu