Rua Tuiuti, 1956 - Tatuapé - São Paulo - SP(11) 2294.3670 - 9.8243.9116contato@fernandopaes.com.br10:00 - 17:00h

Workshop com Jim Garner na Fotografar 2011

Post 27 of 97

Olá amigos!

Nestes dias dos Congressos de Fotografia que estou participando quero compartilhar com vocês detalhes e informações sobre as palestras e workshops que estou assistindo. Acredito que seja uma forma também de compartilhar com os amigos que não tiveram oportunidade de estarem presentes no congresso deste ano.

O primeiro dia (11/04) tive o prazer de participar do Workshop do fotógrafo americano Jim Garner. Ele veio ao Brasil para compartilhar sobre seus álbuns e seu estilo de imagens que o tem colocado entre os TOP10 da fotografia de casamento mundial. Ano passado teve seu trabalho reconhecido pela WPPI como o álbum mais bonito do ano e já tem emplacado diversas imagens ganhadoras de concursos mundo afora.

O workshop do Jim ficou em cima das direções de como produzir álbuns que contam histórias. Sua proposta é que cada página de álbum deve contar uma história e as imagens contidas em cada página devem estar ligadas e co-relacionadas. Mostrou as técnicas de como obter as imagens para a produção deste material, bem como vender essa nova proposta de álbuns.

Ele pratica uma sistemática bem diferente da praticada no Brasil. Ele não vende páginas ou fotos. Ele vende lâminas e os noivos indicam quais fotos são as que mais agradaram para que essas lâminas sejam montadas por ele sem a interferência dos noivos no primeiro momento. Depois disso ele chama os noivos para discutir sobre as lâminas prontas e assim produz o material final.

Todo o álbum é finamente tratado no Photoshop para oferecer o máximo de qualidade nas imagens.
Ele possui um modelo de negócios bem interessante que vende novas lâminas baseado essa abordagem de contar a história.
Uma das coisas mais interessantes é a proposta dele de vender uma experiência fotográfica aos noivos e não somente uma sessão de casamento. A idéia é tornar o dia do casal inesquecível e registrar esse momento com belas imagens.

O mais interessante é ver que, mesmo com fotos simples, é possível passar muita emoção se as fotos contarem a história de forma a emocionar quem vê!

Uma excelente aula de fotografia, de negócio e de mudança na visão fotográfica. E claro, uma oportunidade de vender mais e melhor.

Na correria, infelizmente não descarreguei os cartões de memória, mas prometo colocar as fotos ainda hoje aqui para vocês verem!

Que venham as palestras de hoje!

Um abraço,
Fernando

Se você gostou desse post leia também:

, , , ,

1 comment:

Claudio Juliani12 de abril de 2011 at 10:55Reply

Boas dicas, e o que me deixou contente é que eu já trabalho meio nesse sistem! Fotografo, trato as fotos, passo para o cliente escolher, aí edito as laminas de acordo com a sequencio em que acontecu o evento, e passo pra uma nova aprovação e alterações

Vlw por compartilhar,Fernando, sucesso pra você!

[Responder]

Menu